CocatrelGestão

Transparência: coerência entre ação e comunicação eficiente

transparencia-marco-brito

Desde que assumi a presidência da Cocatrel a palavra transparência passou a pautar as ações do nosso dia-a-dia. Como gerir uma empresa com 6 mil donos se não for de forma clara, aberta e transparente? Como conquistar a confiança do mercado, dos cooperados e dos próprios colaboradores se não houver governança? No meu ponto de vista é impossível.

Assim que entrei para a Cocatrel, com o propósito de organizar a cooperativa, instituindo políticas, escrevendo processos e sistematizando melhor as operações, percebi que as ações realizadas não eram perceptíveis para nossos parceiros, incluindo aqui cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade. E que nada disso acontecia por falta de transparência, mas porque não tínhamos canais eficientes e ágeis de comunicação.

A Comunicação, para ser clara, tem que ser utilizada através de múltiplas linguagens e diversos veículos para atingir o maior número de pessoas possível, e tem que conversar com todos os públicos. Sendo assim, foi imprescindível criar, além da Revista Cocatrel, outros meios como redes sociais, grupos de whatsapp, participação em programas de TV e utilizar melhor as rádios da região para levar informação relevante sobre a cooperativa, com transparência, principalmente aos cooperados e aos colaboradores, nossos porta-vozes.

Omitir fatos relevantes ou não comunicar de forma clara e precisa pode abrir portas aos boatos, gerando grande desconfiança em relação à gestão da cooperativa e podendo causar danos irreparáveis ao negócio. Na Cocatrel o lema é “rebata a desconfiança com a transparência”. Seja claro, mostre dados e fatos reais, confie nos seus públicos assim como queremos que eles confiem em nós. Fale a verdade, mesmo que ela seja dura. É assim que temos agido nesta gestão, pautados pelos nossos princípios e pelos valores da cooperativa.

No mundo de hoje, nessa nova era pós-coronavírus, não vai haver mais espaço para as empresas que mantém as informações inacessíveis. Se não podemos estar próximos fisicamente, temos o dever de comunicar, prestar contas, abrir nossos números e mostrar a maneira como estamos conduzindo a gestão, através dos nossos canais de comunicação. E assim tem sido feito. No site da Cocatrel é possível encontrar detalhadamente, por exemplo, o balanço da cooperativa, que foi também compartilhado nos grupos de whatsapp e publicado na revista, dando abertura ao diálogo, aos questionamentos e às respostas claras e transparentes para cada um deles.

Temos praticado a transparência e colhido resultados. Na última pesquisa de satisfação realizada pela Cocatrel, já pudemos entender o quanto a percepção de nossas ações, pelos públicos envolvidos, já é mais fidedigna. Temos tido maior participação dos cooperados em tudo o que realizamos e os números crescentes da cooperativa comprovam confiança e fidelidade. Nossos diálogos com o mercado mostram que a credibilidade da Cocatrel tem feito a diferença e mostram que temos uma marca sólida e forte. Abrimos a cooperativa para a comunidade e nossas ações de responsabilidade estão cada vez mais evidentes. Tudo isso é devido ao poder da transparência praticada com ações reais, planejadas, com ética, dedicação e muito profissionalismo de todos os envolvidos.

Pratiquem a transparência! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *