CocatrelGestão

Sobras: resultado eficiente para a sustentabilidade de cooperados, cooperativa e comunidade

sobras

No dia 19 de maio, a Cocatrel realizou a Assembleia Geral Ordinária e votou a destinação dos mais de 16 milhões de sobras. Mas o que isso significa na prática? Porque ter sobras é tão importante para cooperados e cooperativa?

As sobras são o resultado do trabalho de um ano inteiro, consequência de uma gestão bem-feita, baseada em estratégias que deram certo. É também o fechamento de um ciclo que coroa a fidelidade do cooperado e sua participação junto à cooperativa, pois a divisão dessas sobras ocorre de acordo com que o que o produtor movimentou e gerou de faturamento para a Cocatrel.

Só para pontuar, diferentemente de uma empresa tradicional que tem como objetivo o lucro, as cooperativas, através dos princípios e valores do cooperativismo, têm por finalidade serem eficientes para todos os seus públicos envolvidos, buscando resultados positivos que possam gerar sustentabilidade e desenvolvimento social e econômico para os cooperados e para as comunidades onde estão inseridas.

Para a cooperativa, integralizar as sobras no capital social e destinar uma porcentagem maior para o fundo de reserva legal seria a melhor opção quando pensamos em gestão estratégica, pois isso mudaria sua estrutura de capital, melhorando os indicadores, bem como o potencial de captação de recursos. Além disso, esta reserva maior traria ainda mais segurança para a cooperativa. Contudo, se o nosso propósito é rentabilizar melhor o cooperado, nada mais justo que elas sejam distribuídas, ainda mais em tempos difíceis como os que estamos vivendo agora, com a pandemia do coronavírus.

Essa distribuição de sobras não acontece em todas as cooperativas, pelo contrário, na grande maioria há, sim, resultados positivos, discriminados no balanço, porém são resultados contábeis. Quando uma gestão é feita baseada na governança e na transparência, a distribuição das sobras é como se fosse uma comprovação da auditoria realizada, pois quando acontece do valor das sobras ser integralizado ao capital social do cooperado ele só terá acesso ao crédito quando desligar-se da cooperativa, permitindo que ela tenha tempo para preparar-se para efetuar o repasse em tempo apropriado.

Por tudo isso é que celebramos nossos resultados, pois entendemos que a cooperativa está cumprindo sua missão, pautada por princípios éticos e gestão transparente, gerando renda não só no final do exercício, com as sobras, mas também quando comercializamos bem, quando pagamos bem o produtor, quando oferecemos serviços eficientes e quando, como consequência de tudo isso, conquistamos a percepção positiva de tudo isso e a fidelidade do cooperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *