Gestão

Atenção à volatilidade do mercado é essencial nesse início da safra

Vivemos um momento ímpar na nossa história. Temos uma pandemia instaurada no mundo, pessoas em isolamento e iniciamos, dentro desse cenário, a safra do café. Há uma previsão de uma grande safra, em volume e qualidade, perceptíveis na expressiva quantidade de sacas já recebidas pela Cocatrel e, no contraponto disso, iniciamos a colheita com o mercado em alta. Historicamente, desde 1994, quando foi criado o Real, é o melhor preço pago pela saca de café na entrada da safra.

A pandemia do coronavírus impactou diretamente a economia mundial e, consequentemente, o mercado das commodities. Porém, por ser cotado em dólar e pela grande valorização desta moeda frente ao real, o café não sentiu a queda e manteve-se firme, com o preço atrativo para o produtor. Além disso, apesar da demanda externa ter dado sinais de queda, as exportações mantiveram-se constantes e positivas.

Infelizmente, mesmo diante desse cenário, a volatilidade do mercado de commodities pode fazer com que tudo isso mude a qualquer momento e os preços comecem a cair. Por isso, o produtor precisa estar bastante atento para aproveitar o momento e vender na hora certa o café já colhido, aproveitando os preços que, mesmo em queda, ainda estão bons.

É preciso, agora, fazer uma boa gestão da propriedade e atentar-se para todos os aspectos, olhando tanto para o mercado e para os preços, como também para a colheita e os cuidados na pós-colheita. Segundo previsões, há risco de um inverno bastante rigoroso, com possíveis geadas e tudo isso precisa estar no radar do produtor.

Por conta do isolamento, a realização das feiras de negócios presenciais tornou-se inviável. Sabemos da importância delas, principalmente para o nosso cooperado, que independente da pandemia, não pode parar a produção e precisa realizar o manejo de suas lavouras na hora certa. Por isso as realizaremos virtualmente, para garantir que o produtor faça bons negócios e garanta os insumos a preços justos e entregues nas suas propriedades.

Com o cancelamento da Expocafé, a Cocatrel estará presente na feira virtual Coccamig Café com TV, que será realizada através de uma plataforma digital, entre os dias 22 e 26 de junho. Então fica a dica, aproveite que os preços do café ainda estão atrativos e faça contas. Perceba se não é a hora de quitar os contratos de barter já realizados e liberar limites de crédito para novas aquisições. Faça sua adesão ao plano de fidelidade Cocatrel e atente-se para os benefícios que ele pode te proporcionar.

Em cenários incertos a boa gestão faz toda diferença! Conte com a Cocatrel para auxiliá-los a fazer os melhores negócios com toda a segurança necessária para você e para a sua cooperativa.

Um comentário sobre “Atenção à volatilidade do mercado é essencial nesse início da safra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *