Hoje vou abordar um assunto que considero extremamente importante e pertinente para o mundo atual, onde as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, porém muito mais conectadas. E a palavra conexão ganha um sentido muito maior que o digital, pois ela se dá de maneira empática e coletiva, quando nos conectamos em prol de causas comuns, que nos unem e transformam a realidade onde estamos inseridos.
Pessoas e empresas precisam se conectar pelo equilíbrio. Equilíbrio social, equilíbrio ambiental, equilíbrio cultural, pois hoje não há mais lugar para o “tudo está bem quando EU estou bem”. A palavra da vez é “wellness” e significa bem-estar. O coletivo importa e a engrenagem se completa quando todos estão bem e isto inclui muito as empresas.
A prática das responsabilidades beneficia o todo. Não faz mais sentido a empresa ser rica e faturar bilhões se ela não enriquece o seu entorno, se ela não fomenta o equilíbrio. O que adianta ser uma empresa de sucesso em um município onde as desigualdades imperam, onde a economia não gira, onde o comércio é falido e as pessoas sofrem? Queremos ser responsáveis para promover a sustentabilidade dos cooperados, dos colaboradores, dos fornecedores, da comunidade e dos municípios onde estamos inseridos.
A Cocatrel tem as responsabilidades em seu DNA e está totalmente em conexão com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS), um conjunto de metas traçadas pela ONU, que visam suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes enfrentados pelo mundo atual. Somos uma cooperativa inclusiva e buscamos estar sempre perto para ouvir o outro. Entendemos as principais demandas e por isso sabemos o momento certo de investir no social, no ambiental e também no cultural.
Há alguns anos a Cocatrel realiza a Semana Cocatrel Café e Cultura, onde o propósito é valorizar e dar visibilidade aos projetos e aos artistas locais. Um dos projetos abraçados pela cooperativa é o Festival Canto Aberto e, a parceria com a Prefeitura Municipal de Três Pontas para a sua realização, trouxe resultados tangíveis para o município, que por conta dele, melhorou sua pontuação junto ao estado de Minas Gerais e aumentou em 30% a arrecadação de ICMS cultural. Esse é um exemplo prático da engrenagem. Um pequeno investimento feito na cultura, trouxe um grande retorno financeiro para o município, que vai conseguir realizar ainda mais cultura, para toda a população.
Algumas empresas utilizam as responsabilidades como estratégia de marketing, muitas vezes sem projetos consistentes, mas com o único objetivo de dar visibilidade à sua marca e de ter retorno financeiro para a sua empresa. Isso se dá porque tanto o consumidor, quanto o mercado externo tornaram-se muito mais exigentes em relação ao consumo e às parcerias com marcas socialmente responsáveis, porém com aquelas responsáveis na prática, porque há uma imensa diferença entre dizer que faz e realmente fazer.
Tenho muito orgulho em dizer que a Cocatrel é uma cooperativa ética, coerente com seus princípios e que pratica as responsabilidades visando sempre o bem-comum. Temos o foco no nosso negócio, que é principalmente o café, mas não deixamos de olhar para o lado. É por isso que a Cocatrel vem, há 59 anos, escrevendo essa história de solidez e credibilidade perante todos.