Cocatrel

A Cocatrel e seu papel de propagar e criar experiências com o universo dos cafés de qualidade

Cafétequese é uma expressão formada da junção das palavras catequese e café. Diz respeito a se fazer a catequese do café de qualidade. A catequese religiosa é o ato de instruir e ensinar a doutrina da igreja. É uma forma de propagar a doutrina cristã, por exemplo, que trata de um conjunto de princípios que servem de base ao sistema religioso. Assim, diz-se que o catequizado é aquele que foi instruído na palavra de Deus.

Nesse sentido, a catequese do café serviria ao propósito de informar, instruir e ensinar a doutrina do café de qualidade, formada por uma série de princípios. E esse é um dos propósitos da Cocatrel, uma das mais importantes cooperativas de café do Brasil e do mundo.

De fato, a Cocatrel assumiu tal missão e a faz a partir de quatro pilares fundamentais: a comunicação, a linha de cafés industrializados, a rede de cafeterias e o departamento de cafés especiais (CDT).

Por meio da comunicação, feita através de artigos e anúncios em TV, rádio e internet, propaga-se os princípios do café de qualidade. A linha de cafés industrializados materializa tais princípios e coloca à disposição do mercado, cafés 100% arábica com qualidade certificada.    Atualmente, a cooperativa mantém cinco marcas de café industrializado. São eles o Mokinha, o Superior, o Reserva, o Montrês e os Melhores Cafés.

O Mokinha é o café de entrada da Cocatrel. Apresenta como diferencial o fato de ser 100% arábica, mesmo fazendo parte da categoria de cafés tradicionais, que utiliza tradicionalmente misturas de robustas em seus blends para reduzir custos e consequentemente preços. O Mokinha é o café do dia a dia, posicionado com preço competitivo para causar a experimentação das pessoas no sentido de que possam desfrutar de um café 100% arábica de qualidade.

O Superior é superior no nome e no sabor. É um convite para que os consumidores experimentem uma nova categoria – acima dos tradicionais e extrafortes. Sendo de uma categoria acima dos tradicionais, trata-se de um café mais caro do que os mais consumidos pelo consumidor brasileiro, mas a Cocatrel faz questão de manter o seu preço acessível, para estimular as pessoas a provar o diferente. Assim, muitos poderiam utilizá-lo em ocasiões especiais.

A linha Reserva é composta por cafés da categoria gourmet. Trata-se da categoria mais alta utilizada pela Abic  (Associação Brasileira do Café). São cafés mais refinados, destinados a apreciadores de cafés de qualidade, e que estão dispostos a pagar mais por isso. O Reserva é oferecido em latas de 500 gramas nas versões torrado e torrado e moído. Há também o pacote na embalagem alto vácuo e as cápsulas, muito apreciadas pelos consumidores.

Por fim, os “Melhores Cafés Cocatrel” são cafés premiados dos produtores, e isso acontece a cada safra. Não há um concurso, ao contrário, seleciona-se os melhores a partir de todo o universo de cafés depositados na cooperativa. Em seu processo de seleção, os cafés identificados como especiais são enviados ao departamento de cafés especiais da cooperativa – o CDT. E é nesse departamento que são escolhidos os melhores.

A catequese inicia-se no rótulo, que apresenta informações como fazenda, nome do produtor, município, variedade e altitude de cultivo. Cria-se visibilidade para o produtor e dá ao consumidor a chance de provar cafés exportados para Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Europa. Rompe-se com a ideia de que no Brasil, o melhor é exportado. Garante-se ao consumidor o acesso à verdadeiras preciosidades produzidas pelos cooperados da Cocatrel. Vale ainda lembrar que os produtores ganham 25% do valor de venda dos industrializados, o que serve de incentivo adicional.

As cafeterias são outro modo importante de se realizar a catequese do café. Por meio delas, divulga-se os cafés da cooperativa e estimula-se a cultura de consumo. São espaços que incentivam experiências como métodos de preparo, bebidas à base de café e novos produtos que também utilizam o grão em sua preparação.

O departamento de exportação da Cocatrel (CDT) completa o quarto pilar utilizado para se trabalhar a doutrina do café de qualidade. Cabe ao departamento orientar, analisar e exportar os cafés especiais dos produtores.

Um primeiro passo é a instrução, que é feita por meio de transferência de conhecimento e ajuda nos controles dos processos de qualidade. Aqui o objetivo é criar mecanismos para ajudar o produtor a fazer café de qualidade.

Outro papel importante é o de análise e busca de qualidade. Os lotes são analisados, selecionados e organizados por perfil. Então, direciona-se tais cafés para a exportação, que por sua vez gera bônus aos produtores.

Enfim, a Cocatrel entende que seu papel vai além de oferecer produtos e serviços para ajudar seus cooperados a serem cada vez mais competitivos e prósperos em seus negócios. Aliado a isso, entende que seu propósito é, também, o de estimular a produção e o consumo de cafés de qualidade. Por isso segue firme com sua cafétequese e busca a todo o tempo propagar e criar experiências relacionadas aos cafés de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *