Cocatrel

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Essa semana a Cocatrel recebeu da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) o prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A premiação de nível nacional acontece a cada dois anos e envolve muita dedicação, organização e engajamento da equipe junto à direção da cooperativa.

Até chegarmos nesse resultado tivemos um longo caminho a percorrer. Precisávamos nos nortear em algum projeto que nos auxiliasse a organizar melhor a cooperativa. Sou convicto em dizer que, nos tempos atuais, nenhuma empresa será bem-sucedida sem governança, compliance e ética.

As cooperativas de crédito e as de saúde possuem essa organização intrínseca, uma vez que são regulamentadas, respectivamente, pelo Banco Central e pela ANS e precisam seguir regras rígidas. No ramo agro é diferente. Não somos regulamentados e isso nos dá mais dificuldade de escrever e seguir nossas próprias regras. Por isso, há cerca de quatro anos, decidimos participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e nele fizemos uma imersão. Através de um questionário com mais de 100 questões sobre ações de governança, gestão, pessoas e responsabilidades, entendemos como a cooperativa estava até aquele momento e seguimos à risca o relatório devolutivo que recebemos para implementarmos as melhorias. A partir de então, tivemos em torno de dois anos para nos preparar. Escrevemos processos, implementamos políticas e regimentos internos, reunimos as evidências das nossas ações de responsabilidades e passamos a criar projetos que cumpriam as regras do PDGC que, informalmente, tornou-se o nosso órgão regulador.

Foi a partir dele que entendemos a necessidade de sermos cada vez mais transparentes e de trazer o nosso cooperado para estar mais próximo da cooperativa. Daí vieram as realizações das pré-assembleias, as criações do grupo de mulheres Cafeína Cocatrel, do Conselho Consultivo, do setor de Relações Institucionais, responsável pelo relacionamento e ouvidoria com os públicos envolvidos à cooperativa, além de impulsionarmos projetos sustentáveis, tanto ambientais, quanto sociais, econômicos e culturais. Além disso, organizamos os processos internos, passamos a realizar pesquisas de clima e satisfação com ciclos definidos, executamos um plano estratégico com definição de objetivos, indicadores, metas, responsáveis e iniciativas, implementamos reuniões de controle e avaliação de resultados, trocamos o ERP da cooperativa para um dos mais seguros e robustos do mundo, o SAP e transformamos o dia-a-dia da Cocatrel.

A premiação, que muito me emociona, coroou todas essas ações, que não aconteceram do dia para noite. Passamos muito bem por cada uma das fases propostas pelo prêmio Somos Coop Excelência em Gestão, tivemos uma rigorosa auditoria da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), passamos pela banca avaliadora e, nos “primeiros passos rumo à excelência”, de acordo com a pontuação que conquistamos, recebemos medalha de prata. Excelente resultado para uma primeira vez. Muitas cooperativas, justamente pela complexidade do programa, desistem ou não conseguem passar da primeira fase. Das cooperativas premiadas, poucas foram do ramo do agronegócio e me orgulho imensamente por ter contribuído, juntamente com uma equipe extremamente engajada, para que a Cocatrel fosse uma delas. Se paramos por aqui? Claro que não. Ainda temos muito a percorrer, mas entendo que nossa bússola esteja indicando o caminho mais correto e eficiente para continuarmos nossa trajetória de sucesso, de vitórias, proporcionando mais competitividade para nosso cooperado e sendo cada vez mais relevantes para as comunidades onde a Cocatrel atua.

Gratidão a cada um que contribuiu para esse excelente resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *